quinta-feira, dezembro 02, 2010

Vantagens e desvantagens de morar/conviver com australianos/estrangeiros

Olá crianças!!!  =)
Séculos sem escrever!! Não abandonei o blog não, tá gente, é que eu tenho estudado muito, tô procurando emprego e, lógico, tenho passeado bastante também!
Todos os dias eu agradeço a Deus pela familia maravilhosa que eu tenho, pela oportunidade de poder estar onde eu estou e por tudo de bom que Ele me proporciona, como por exemplo os amigos que eu fiz na minha turma na escola e a casa - quase - perfeita que eu achei pra morar aqui em Brisbane. O que nos leva ao título do post de hoje: Vantagens e desvantagens de morar/conviver com australianos/estrangeiros.


Vantagens:
-> Você é obrigado a falar inglês o tempo todo. Minha colega de quarto é da turquia, as donas da casa são australiana e coreana, as outras duas meninas que moram na casa são de taiwan. Ao contrário do que eu pensava/imaginava, nesse momento, eu sou a única brasileira na minha turma. Se eu não falar em inglês eu não converso com ninguém!
-> Você conhece a cidade como morador, não como turista. E nesse tópico eu posso citar não só a dona da casa, australiana, como também minha professora, que é inglesa mas mora em Brisbane há quase 15 anos.  Eu dei muita sorte, graças a Deus, de ter conhecido as duas. Já fui a lugares incríveis aqui graças às duas, de lojas e supermercados, passando por "pontos turísticos" não divulgados à turistas até uma típica casa australiana, com direito a aula de gírias e expressões idiomáticas. Claro que se você ficar em homestay (que não foi o meu caso) e der a sorte de achar uma familia legal, você também tem essas vantagens, então se puder/tiver aproveite! A experiência é valiosíssima!
-> Você tem a change/oportunidade de conhecer outras culturas/lugares. Faça amigos de várias nacionalidades, arrume um(a) namorado(a) de outro país. Você pode acabar aprendendo - um pouco - de outra língua sem ser o inglês e ainda vai expandir o seu conhecimento do mundo! Você sabia que tinha praia no Japão? Claro que você sabia, todo mundo sabe disso... pois eu não sabia! Por mais idiota que possa parecer, você sempre aprende coisas novas.

Desvantagens:
-> Você é obrigado a falar inglês o tempo todo. "Mas você disse que era vantagem". E é! Mas tem horas que nem todo o vocabulário do mundo consegue fazer alguém entender o que só um brasileiro entende. E, vamos combinar, tem hora que dá saudades de falar português! 
-> Você pode ter um choque de cultura. Asiático come de boca aberta. Sim, TODOS eles! E a maioria não faz o mínimo esforço pra falar inglês (eu não sei o que eles estão fazendo aqui, mas tudo bem). E australiano é sujo! PODRE de sujo! As casas são imundas, as crianças remelentas e ninguém liga. O que fazer? Aceitar as diferenças e seguir em frente. Não tem jeito, é cultura e cada povo tem a sua. Quando eu morava no alojamento da escola e dividia o quarto com as taiwanesas isso me irritava profundamente no começo, mas depois que eu aceitei o fato que isso não ia mudar, eu simplesmente colocava o fone no ouvido e ia ouvir um sambinha na hora da janta delas. 
-> Você sente falta do "jeitinho" brasileiro. Seja na comida, bebida, música ou qualquer assunto que seja, tem hora que brasileiro faz falta, sim. Mas não precisa morar com eles pra matar a saudade, amigos existem pra isso! =) 


Não gosto de ficar muito tempo sem escrever porque eu acabo escrevendo um testamento! Mas é o preço que se paga... Nessas semanas sem escrever eu passei um fim de semana na casa da irmã da dona da casa onde eu moro, numa ilha residencial fora dos arredores da cidade (fim de semana todo sem falar português), fui ao karaokê e a uma montanha onde se vê a cidade inteira com a turma da escola (inglês de novo), almocei na churrascaria brasileira (falei português, droga!), fui ao movieworld em GoldCoast (inglês, a pesar de ter ido com brasileiros, a Seyda - minha colega de quarto - e o Tomo - japonês - foram juntos), no picnic com a classe e a professora, a despedida da Roberta - que voltou pro Brasil, snif, snif, - e o aniversário da Florence que é suíça, ou seja, só tinha suíço e francês na festa! Ufa!!! Tá vendo porque não dá tempo de escrever?! Hahaha...

Mount Tamborine - picnic, caminhada, cachoeira...

Essa semana eu finalmente marquei o Ielts teste, mas só tinha vaga pra 22 de janeiro, uma semana depois que minhas aulas terão acabado e no prazo limite pra eu pegar o resultado e apresentar no outro curso que vou fazer. Mas tudo na vida tem um razão e Deus sabe o que faz! Mais tempo pra eu estudar e tirar uma nota maior, certo???!!!

É isso crianças, seguindo a vida e agradecendo sempre as oportunidades e surpesas que ela nos oferece!
Tem fotos no orkut/facebook pra quem quiser ver e comentem ai vai!!!!

Kisses and see ya! =)

3 comentários:

  1. que bomq vc ta aproveitando!
    curta as vantagens e tape o sol com a peneira pras desvantagens!
    estamos com saudades!!!
    bjao

    ResponderExcluir
  2. ñ me ajudou essa merda !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir