domingo, janeiro 09, 2011

Road trip to Sydney

FELIZ ANO NOVO!!!!! =)

E eu sobrevivi ao Natal! Em 28 anos eu não me lembro de um Natal que seja que eu passei longe da minha familia, esse foi o primeiro e espero que seja o último! Na verdade eu consegui sobreviver mesmo graças a pensamentos positivos e ao skype. E, claro, ao fato de que o Natal aqui na Austrália é comemorado com um almoço no dia 25 de dezembro e o dia 24 é um dia como outro qualquer. Então, na manhã de 25 de dezembro aqui era a noite de 24 de dezembro no Brasil, o que me permitiu comemorar o Natal com minha familia e ainda comemorar no estilo Australiano. Fiquei com a familia no skype até umas 2 da tarde/manhã e depois fui almoçar com alguns colegas de turma no flat de um deles (Arnaud, francês). Almoçamos, jogamos UNO, bebemos vinho e jogamos "otário" com jogo da verdade (quem perdia respondia uma pergunta feita pelo ganhador)... Foi diferente e divertido. No final das contas, o que vale é o espírito e o momento de cada um.
Já disse que eu amo o skype?! =)

No domingo, 26, acontece o chamado "boxing day" que é, basicamente, uma mega liquidação, onde as lojas desovam todo o estoque não vendido até o Natal. Pra variar, estava chovendo o mundo aqui. Quando a chuva deu uma abaixada e eu a Seyda (minha colega de quarto) demos um pulo na city pra ver como estavam as coisas. E como estavam? Neuróticas!!! Filas gigantescas na porta de todas as lojas, pessoas correndo, brigando, comprando sem experimentar... Quem me conhece sabe que eu sou chata com roupa, poucas coisas me agradam, e eu ODEIO tumulto! Quando finalmente achei algo que me interessava (eu só queria uma roupinha pro ano novo), a fila pra pagar tava indo até o lado de fora da loja! Larguei tudo lá e fui embora (voltei três dias depois e comprei a roupa pelo mesmo preço)...

E, finalmente, o ano novo! Tivemos aulas normais tanto no dia 24 quanto no dia 31, loucura né? Mas assim como muitos alunos, nós matamos o dia 31. Saímos de Brisbane às 3h30 da madrugada do dia 30 de dezembro, rumo à Sydney. Quatro brasileiros e uma francesa (o que nos obrigou a falar inglês em 95% do tempo), três motoristas e ao menos uma mãe desesperada (a minha!). Combinamos de revezar motorista e "co-piloto", que ficaria acordado conversando com o motorista, e trocar a cada 2 ou 3 horas, dependendo do cansaço dos dois. O nosso carrinho era velho e nós não tínhamos GPS, mas o carro estava em ótimo estado e as estradas da Austrália são muito bem sinalizadas. Enfim, 14 horas e quase 950 km depois, chegamos em Sydney!
Estacionamos (parte fácil do dia) e fomos procurar um lugar pra "acampar". Claro que não achamos! Achar um hotel/pousada com vaga pra cinco pessoas no dia 31 de dezembro no centro de Sydney, é como tentar achar um ingresso oficial pro setor 13 no domingo de carnaval ou pra final entre flamengo x corínthias do campeonato brasileiro. Impossível! (E aqui não tem cambista, antes que alguém venha com essa ideia...). Mas o cara da agência que a gente procurou pra tentar achar um lugar pra ficar foi muito atencioso e acabou nos dando uma dica preciosa: como já eram quase 7h da noite e os pontos turísticos principais estavam cheios, ele nos disse pra pegar o metro e descer em Milsons point, que é a primeira estação depois da famosa ponte Harbour e foi o que fizemos. (Mas antes, mesmo sem lugar pra ficar - leia-se: tomar banho - nós trocamos de roupa, os meninos no carro, eu e a Laure no banheiro de um backpacker.) Três bilhões de pessoas fizeram o mesmo, claro, mas ainda assim estava menos vazio que os outros lugares e conseguimos um pedacinho muito bom, de frente pro Ópera House e de lado pra ponte.
Não se pode beber em lugar público aqui na Austrália, então não tínhamos muito o que fazer a não ser esperar... comemos nossa ceia (sanduíches feitos no dia anterior e "aquecidos" no bagageiro do carro) e esperamos... esperamos... esperamos... sem música e sem álcool a espera geralmente é dolorosa... esperamos e finalmente, a contagem começou num telão na ponte. Mas ninguém contou, só nós! E depois fogos, fogos, fogos... aplausos e... acabou! Sem abraços, nem beijos, sem "feliz ano novo"... só nós, brasileiros. Depois dos fogos todo mundo começou a ir embora, então fizemos o mesmo.
Feliz ano novo... Mas cadê a alegria de Copa?!

Na volta, paramos pra tirar umas fotos num deque e eu e o outro brasileiro começamos a cantar "adeus ano velho, feliz ano novo..." quando acabamos um cara vira e fala: "legal, tava fazendo um vídeo do ano novo em Sydney e tive trilha sonora brasileira!" Sorry!! Haha... foi engraçado... batemos um papo e voltamos. Metro lotado, paramos pra esperar esvaziar um pouco e surge a primeira refeição de 2011: pizza marguerita com coca-cola! Adoro! =)
Sem lugar pra ficar, dormimos - lindamente - os cinco no carro. Fomos acordados na madruga por australianos bêbados (?) batendo no vidro do carro perguntando se estávamos vivos! Bêbados mas preocupados... So cute! Às 8h da manhã o alarme despertou e tivemos que sair por o estacionamento onde estávamos era proibido depois das 8h. Combinamos de irmos primeiro a praia, pra tomar banho nos chuveiros públicos de lá, mas o motorista da vez (que não queria ir à praia) "se perder".  Acabamos trocando de roupa e nos lavando mal e porcamente no banheiro da estação do metrô. Decidimos passear por Sydney no dia primeiro, começar a voltar pra casa a noite, dormir na estrada e passar o dia seguinte em Byron Bay (que nós achávamos que era no meio do caminho) e foi o que fizemos.
Fomos ao Ópera House, tiramos trezentas fotos, passeamos na ponte, andamos pelas ruas de Sydney, almoçamos no Hungry Jackers (tipo Mac Donalds) e enfim, resolvemos ir até a praia de Bondi pra tomar um banho e começarmos a viagem de volta. Mas a praia estava tão lotada, o sol estava tão quente (milagrosamente, pelo padrão de chuva que tem tido aqui esses dias), lugar nenhum pra estacionar, estávamos tão cansados que começamos a voltar pra casa dali mesmo...

Dirigimos até umas 11h da noite no mesmo esquema de revezamento da ida, dormimos num motel de beira de estrada (que não é como os motéis do brasil que são feitos pra outra coisa que não dormir) e finalmente tivemos uma merecida noite de sono decente e, principalmente, um banho! Neguinho tava começando a feder já! Depois do café da manhã - que não estava incluído no preço do quarto - partímos pra Byron Bay.
Chegamos à Byron às 3h da tarde... e que lugar lindo!!! Paramos pra comer e como ainda tínhamos mais umas três horas de viagem até em casa, resolvemos não entrar na água e ir ao Farol de lá ao invés. E valeu muito a pena! Fizemos uma caminhada boa pra desgastar todas as porcarias que comemos na viagem e a vista é incrível! Definitamente vale a pena e tenho que voltar lá, pra curtir a praia da próxima vez. E às 9h da noite do dia 2 de janeiro de 2011, estávamos de volta em Brisbane! Cheguei em casa, tomei um banho e apaguei! No dia seguinte não teve aula então descansei bastante porque a vida continua!


Estou acostumada a estar de férias em janeiro, a curtir a praia com minhas tias e primas, a comer a comidinha da vovó... Mas esse ano vai ser diferente! Tenho estudado muito. Semana que vem é minha última semana de aula do curso preparatório pro IELTS e, finalmente, no dia 22 de janeiro, minha tão esperada prova! Depois da prova eu tenho duas semanas de "férias", que vou aproveitar pra procurar emprego novamente. Esse é o tempo que o resultado da prova leva pra ser publicado. Ai, em fevereiro eu começo o curso pra professor, que vai até o final de março.

É isso galera, estou muito ansiosa com a prova e estudando muito. Então eu só volto a postar no blog agora depois que eu fizer a prova, ok? A não ser que algo de muito importante aconteça antes disso...

Torçam, rezem, orem por mim. Pensamentos positivos sempre!
Kisses and see ya! =)

4 comentários:

  1. Oi Clarisse! Eu estive em Brisbane no final do ano de 2009 a turismo e gostei muito da cidade. Visitei a Shafston College e estou pensando em retornar para a Austrália dessa vez como estudante. Gostaria de saber como anda a questão do emprego na região. Está muito complicado?
    Boa sorte na prova do IE

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte na prova do IELTS! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo, me manda um email que a gente conversa melhor e eu tento esclarecer suas dúvidas (se você tiver mais de uma... rs): clarisse.aquino@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte na prova... e sobre alguns contratmepos (especialmente relacionados ao banho...) que engraçado... 'junta-se a falta de fome, com a falta do que comer..."
    hahaha
    Brincadeirinhas à parte... maneiro seu natal em! me emocionei com a foto do seu natal com sua familia! lindo!
    Enfim... to te seguindo mulé... beijos saudosos sempre!

    ResponderExcluir