segunda-feira, fevereiro 28, 2011

E a vida seguindo...

#Adoro que no último post só porque eu disse que as únicas que comentavam no meu blog eram a Tamyres, a Brubru e a Jê, que nenhuma delas comentou. (#not)

Enfim... Já estou a duas semanas na escola nova e há alguns (poucos) dias na casa nova também. Na primeira semana de aula de TESOL eu estava numa onda de tristeza, má sorte, TPM, saudades de casa e de saco cheio de gente burra. Tudo junto e misturado! Ai achei melhor nem escrever aqui, porque eu ia acabar “desabafando” demais e falando besteira (e apagando o post depois, como eu já fiz aqui uma vez).

Mas agora, graças a Deus, está tudo bem! Eu conversei com algumas pessoas sobre o que eu estava sentindo naquela semana e todas elas me disseram a mesma coisa, que eu já tinha percebido e agora falo pra vocês: esse tipo de experiência que eu estou vivendo aqui (morar e estudar fora, ficar muito tempo longe de casa, fazer intercâmbio) é uma montanha russa de emoções. Tem horas que minha vontade é de ficar aqui pra sempre. Tem horas que eu queria que já tivessem inventado o teletransporte pra eu poder piscar os olhos e estar em casa. Não tem jeito, eu estou longe de casa, longe da minha família (com a qual eu sou muito apegada), longe dos amigos e da minha rotina (que, ao contrário de muitos, eu adoro). O jeito é seguir em frente!

Bom, sobre a escola nova a primeira impressão foi a pior de todas! Mandaram eu chegar às 8h na escola e assim eu fiz. Ai, apareceu uma coreana com um sotaque horroroso, me levou pra uma sala de reuniões e em 15 minutos explicou mal e porcamente sobre o curso (ainda bem que eu sou interessada e já tinha pesquisado tudo por mim mesma). Ela me mandou esperar na recepção enquanto ela dava a aula inaugural pras outras sete alunas – todas coreanas. Perguntei por que ela deu orientação separadamente e recebi a resposta de que a aula inaugural delas era em coreano. Me senti discriminada na hora! Até porque, uma das primeiras coisas que ela me falou foi sobre a política de “English only” da escola, onde você não pode falar outra língua que não seja o inglês nem nas ruas próximas à escola. Passado o stress inicial, fui pra aula. Aquelas baboseiras toda de primeira aula, joguinhos pra turma saber o nome de todas, conhecer o coleguinha um pouco melhor... e a primeira coisa que eu notei foi o nível de inglês da turma. Intervalo, eu, como quem não quer nada, fui investigar a nota do IELTS do resto da turma. IELTS??? Que diabos é isso??? Pois é, quatro meses estudando pra prova, 317 dólares de taxa, duas semanas de estresse pra saber se eu passei ou não e... Só EU fiz a prova pra entrar naquela turma. Todas as outras (somos 8 mulheres na turma, 7 coreanas e eu) alunas entraram por entrevista. Duas delas fizeram a entrevista na Coréia! Ou seja: turma totalmente desnivelada.

Mas já superei. Aliás, as aulas me fizeram superar! Cada dia eu aprendo mais, uma coisa diferente, uma coisa que eu já sabia mas tinha esquecido, uma coisa que eu já sabia mas não sabia como era em inglês, técnicas novas, games, exercícios!! As aulas estão cada dia mais interessantes! Ai dá o maior animo pra seguir em frente né! Já até acostumei com a lerdeza das coreanas... e algumas delas nem são tão lerdas assim. Acho que é só nervosismo do começo, ou medo de errar que todos os asiáticos têm.

Quanto à casa nova, bom, no final eu decidi ficar onde eu estava. Ou melhor, no mesmo bairro, porque de casa eu tinha que mudar! Aquela casa estava sugando minhas energias positivas. Fora a infestação de bedbugs na minha cama que me deixou cheia de bolinhas esquisitas pelo corpo (ou foram os bedbugs ou foi a esponja de banho que estava sem uso no banheiro há um mês, mas de qualquer forma é culpa da porqueira da casa). No final, achei outra casa no mesmo bairro, mas mais perto do ponto de ônibus e ferry e do supermercado. O aluguel é um pouco mais caro, mas ainda é mais barato do que o que eu achei no centro (mínimo de $140 por semana, pra dividir quarto com mais três pessoas, aqui eu pago $125 por semana e sou só eu e mais uma no quarto). Mas o que me fez decidir ficar aqui foi o fato de que eu levo 15min de ônibus até a escola e levaria 20min andando – no meu passinho de formiga. Além disso, como o curso novo é considerado um curso de extensão da faculdade, eu ganhei o direito de ter o cartão de ônibus pra estudante (concession go card), o que me dá um pouco mais de 50% de desconto na passagem.

Sexta-feira passada nós fizemos um churrasco, a turma e o professor, que é casado com uma japonesa (embora eu ache que ele seja gay). Como era de se esperar, o churrasco foi estilo coreano. Eu tive que implorar pra elas não colocarem pimenta e outras coisas coreanas esquisitas no churrasco todo (que se resumiu a tiras de barriga de porco, salsicha e pão de alho – que nem de longe é igual ao do Brasil). Mas ao menos deu pra sair um pouco do circuito casa-escola e relaxar.

Sábado foi dedicado a coisas de casa, supermercado, lavar roupa, arrumar quarto/armário... Estou tão dona de casa, gente, nem eu to acreditando!! Hahahaha...
Mas no domingo, como eu não sou de ferro, saí pra almoçar com minha antiga turma e fomos ao pub que o bife custa dois dólares aos domingos! Depois de bife com batata frita, milk-shake de chocolate e torta de floresta negra! Huuuuummmmm... Ganhei de volta todos os quilos que eu tinha perdido! Mas valeu a pena!

Three Monkeys coffee and tea house - West End Brisbane

É isso, crianças. Vida que segue! Estudando bastante, aprendendo muito que, afinal, foi o que eu vim fazer aqui. =)
Quando eu tiver novidades eu volto a postar.

Kisses and see ya! =)

Ah... minha nova coleguinha de quarto é brasileira. Pois é. E o dono da casa só me disse isso depois que eu paguei o depósito e o aluguel. ¬¬
Mas tudo bem, nós concordamos em só falar em inglês. Não é a mesma coisa que dividir com alguém de outra nacionalidade, mas ao menos nós não estaremos falando em português. O bom é que não tem choque cultural! =)

4 comentários:

  1. Que bom que agora você está tanquila e estudando... Mas vá se acostumando porque falta pouquinho pra voltar pra casa. Gostei muito de você ter saído pra passear com sua antiga turma. Isso faz bem pra saúde: Sair com os amigos. Estamos aqui aguardando mais notícias/novidades/fofocas. Beijo TE AMAMOS. Mamy

    ResponderExcluir
  2. Oiiii querida Clarisse, muito obrigado pelo parabéns..mesmo longe se preocupra com isso..fiquei muito felizz.. Estou sempre acompanhado o seu blog, orkut etc.. estou muito feliz por vc..
    Vc é um arraso e seu inglês tb...lembro bem..das suas cantorias..srs


    bjs e fica com Deus!

    Gra.

    ResponderExcluir
  3. Oie! foi mal pelo sumiço...rsss... que semana turbulenta em!!! mas agora vc ja esta rindo de tudo isso... e é isso o que importa. A temporada de "má sorte' ja pasosu gata! :D
    Beijos beijos e até logo!!!

    ResponderExcluir