domingo, fevereiro 13, 2011

Resultado da prova e mudanças...

Olá crianças! Estou de volta com novidades! Vamos do começo:

Foram duas semanas de agonia. Esperar pelo resultado da prova foi enlouquecedor. Noites mal dormidas, ataques à geladeira, olheiras, mau humor... Acho que engordei uns 5 kilos só nessas duas semanas! E finalmente o dia chegou. O resultado deveria sair no site oficial do IELTS na sexta-feira, 04 de fevereiro. Passei o dia todo dando F5 naquele bendito site e nada! Lá pelas tantas eles colocaram um aviso no site dizendo que eles estavam com problema no sistema. Cansei de esperar e fui pra rua. Passei na escola pra ver se eles tinham mandado o resultado pra lá: nada. Das três faculdades que aplicam o exame, eu escolhi a única que não entrega o resultado em mãos. Só eu mesmo. Passei os dados do site e como fazer pra ver o resultado pra minha mãe e fui dormir. E assim ficamos o fim de semana todo: durante o dia aqui eu ficava atualizando o site e quando eu ia dormir, era no dia no Brasil e era vez da minha mãe. Sexta, sábado, domingo... e a única resposta no site era: "no ielts results were found".
E a segunda-feira chegou e com ela o primeiro dia de aula do curso de TESOL (Teaching English to Students from Other Languages). Só que eu precisava do resultado do IELTS pra fazer o curso. Eu vim pra Austrália pra fazer esse curso, o IELTS era só um instrumento. Um dos meus professores, que é coordenador da parte de Cambridge da Shafston, disse que eu fosse pra aula, explicasse a situação e se eles não aceitassem que fossem falar com ele.
E lá fui eu, toda feliz por finalmente começar o curso. Cheguei na sala indicada no meu "comprovante de matrícula" e tinha uma turma de Cambridge lá! Ok, mudaram a sala e não me avisaram. Fui no quadro de avisos ondem eles colocas as turmas e as salas (toda segunda-feira eles mudam) e nada! A turma não estava lá. Recepção. Perguntei sobre a turma e a moça da recepção não sabia (incrível como elas nunca sabem de nada!). Mandou eu sentar e aguardar. Vinte minutos depois... Ela mandou eu ir ao setor de marketing que eles iam me explicar o que aconteceu. Na hora senti cheiro de problema.
Cheguei no mkt e o cara me falou que eu era a única aluna inscrita no curso para aquele período e eles não poderiam ministrar o curso com um aluno. TÁ DE SACANAGEM, NÉ???? Porra! Eu estou aqui desde setembro do ano passado, estou inscrita neste curso desde maio de 2010 e só AGORA a escola me diz que eu sou a única aluna??? Sim, eu falei isso tudo pro responsável do marketing. Ele pediu desculpas, disse que tentou falar comigo na sexta-feira anterior (como se fizesse diferença) mas não conseguiu... e blá blá blá, papinho de marketeiro... Ele prometeu que iria conseguir outros alunos pro curso ou devolveria meu dinheiro. Por ter me aviso em cima da hora, eles me ofereceram ou mais uma semana em casa como "holiday" ou uma semana de aula grátis. Não aguentava mais ficar em casa a toa! Vamos estudar que foi pra isso que eu vim pra Austrália... IELTS ou "inglês geral"? Preferi "testar" as aulas de inglês pra ver como são, como os professores ministram as aulas, pegar algumas dicas, essas coisas... Me colocaram no nível mais alto da Shafston de inglês geral (nivel 6). Pai do céu!!! Que coisa chata!!! Saca intermediário do CCAA??? Pois é! Passada a chatisse, almoço. A Laure (amiga francesa da turma de Ielts) veio almoçar comigo e o dia ficou melhorzinho....

[CURIOSO COM O RESULTADO DA PROVA? EU TAMBÉM ESTAVA ATÉ ESSE MOMENTO!! ]

Depois do almoço, muito relutante, fui pra aula. No caminho, conversando com a Laure, engoli um inseto! Não tinha como o dia ficar pior né... Aula da tarde foi pior do que a de manhã, desnecessária toda vida! Duas horas de conversação numa turma com 7 brasileiros onde nenhum deles estava interessado em conversar em inglês. De verdade gente, que desperdício de tempo e dinheiro, viajar pro outro lado do mundo pra falar português em uma aula de inglês! Mas enfim, cada um sabe o que faz da vida.
Depois da aula fui desolada pra casa, já pensando que seria mais uma tarde/noite atualizando aquele bentido site... Ao invés de pegar o atalho pra casa, eu desci a rua. E pra minha surpresa, na caixa de correio (que eu não vejo quando pego o atalho) estava um envelope enorme com meu nome!!!! Abri morrendo de medo da minha nota da redação, já que eu não terminei uma das duas. Eu precisava de 5.5 na média e de pelo menos 5 em cada etapa da prova. E, num máximo de 9 pontos... Eu passei com média 7!!!!! Fiquei tão feliz!!! Olhei pro relógio e sai correndo pra escola de novo pra contar a novidade pros coleguinhas e pra professora!!!
Fiquei com 8 na escuta, 7.5 na interpretação de texto (que quando eu cheguei aqui eu não tirava mais de 5), 6 nas redações (mais 10 minutos de prova e eu tirava uma nota maior) e 6.5 na fala. Discordo com força da minha nota de speaking! E como meus professores concordam comigo, eu fiquei um pouquinho mais feliz. Eu não tenho problema nenhum em falar em inglês, tenho um bom vocabulário, gramática ótima, aperfeiçoei muito a minha pronúncia nessa viagem... mas eu não trabalho sobre pressão! No momento em que eu sei que estou sendo avaliada, eu fico nervosa e coloco tudo a perder! Mas o importante é que eu passei e que eu sei que tenho capacidade pra fazer melhor que isso.

E ai você se pergunta: por que o "mudanças" do título? Bom, depois de muito brigar na Shafston por causa do Tesol, mandei um email pra agência Austrália-Brasil e no dia seguinte, estava tudo resolvido!!! Eles são ótimos, gente!! Recomendo muito a agência se alguém quiser viajar pra Austrália e/ou Nova Zelândia. Ah... o grupo faz Canadá também! Enfim...
O "mudanças" é porque terei que mudar de escola, já que a Shafston não vai mesmo ministrar o curso. Seguindo recomendação da agência, a própria escola arrumou outra escola pra mim, fez minha matrícula, resolveu todos os problemas com documentações etc e ainda bancou duas semanas a mais de curso pra mim, já que o curso na Shafston era de 8 semanas e na escola nova são 10.
Segunda-feira agora, 14, eu começo o curso de "Certificate IV in TESOL" na Pacific Gateway. O problema é que a escola fica no centro de Brisbane e no momento eu moro em Kangaroo Point que é um subúrbio na cidade. Ou seja: estou procurando uma share house no centro pra mudar pra lá! Já tenho uma em vista, o aluguel é um pouco mais caro que a casa que eu estou hoje, mas se eu não mudar o que eu vou pagar de passagem vai ser mais caro.

Falei pra sempre hoje! E o pior é que só a Brubru, a Jê e a Tatá vão comentar nesse post. =(
Pô gente, eu recebo um montão de visitas mas vocês não deixam nem um recadinho... Show me some love, guys!!

É isso, crianças. No próximo post eu conto como foi a primeira aula e como é a escola nova. E talvez já tenha novidades sobre a casa nova.

Kisses and see ya! =)

Um comentário: