domingo, setembro 09, 2012

Contando os meses...

Good morning, America! =D
E depois de toda a burocracia e chatice pra preencher o formulário no site da embaixada americana, meu visto foi concedido! Tirar o visto até que é fácil, pra quem sabe um pouco de inglês.. Apesar do site "traduzir" as perguntas e dicas (você tem que passar o mouse em cima do bloco de texto em inglês que aparece um pop-up com a tradução feita pelo google), algumas perguntas são confusas em inglês, imagina traduzidas pelo google! Mas nada que uma boa pesquisa na internet não ajude... Dica: guarde bem o número do application ID e a senha, qualquer coisa que acontecer, você vai precisar disso.

Pra quem não sabe (eu não sabia), o site da embaixada para pedido de visto mudou. O novo site é esse: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome Lá você faz seu login, preenche o formulário DS-160 e marca as entrevistas. Agora são duas: a primeira no Humaitá, num prédio perto da subida pro túnel rebouças. Nesse prédio você vai tirar a foto e suas impressões digitais. Só. É simples e rápido. Importante: desliguem seus celulares.
A segunda entrevista é na embaixada americana, no centro do Rio. NÃO levem celulares, aparelhos eletrônicos (mp3, mp4, câmeras, tablets, etc), pendrives, ou objetos cortantes. Você não poderá entrar com nada disso e os oportunistas do lado de fora cobram R$ 3,00 por item para guardá-los para você. Cuidado também com o que for levar na bolsa/mochila, porque eles vão passar naquelas máquinas de raio-x, igual de aeroporto. Assim que você coloca o pé na embaixada, a aprovação ou não do seu visto já está sendo analisada.
Pois bem, entrei na embaixada e já deixei meu passaporte e o resumo do meu formulário DS-160 impresso no primeiro balcão. Entrei mega nervosa na fila e aguardei. Aguardei. Aguardei.... Não tinha ninguém na minha frente, mas meu passaporte ainda não tinha voltado do balcão. Acho que estavam confirmando minhas informações. Nesse meio tempo vi uma menina chorando pois teve o visto negado. Ela era jovem, aparentava 15, 16 anos, e bonita, porte de modelo. Ela chorava e o namorado consolava. "E se meu visto fosse negado também?" Tentei não pensar nisso...
Finalmente fui chamada. A mocinha perguntou em português, com um sotaque carregado, porque eu queria o visto, pra onde eu ia, e o que eu fazia aqui no Brasil. Quando eu disse que era professora de inglês eu já estava preparada pra ela mudar a entrevista pra língua inglesa (como aconteceu com uma coleguinha), mas não, ela seguiu em português. Ela perguntou quanto eu ganhava e acho que não ficou muito satisfeita - salário de professor, fazer o que? - perguntou como eu ia pagar pela viagem e se meus pais iriam ajudar, perguntou a profissão dos meus pais e se eu morava com eles ou sozinha. Eu respondi que morava com um amigo e que meus pais iriam ajudar sim na viagem. "Ok, seu visto foi concedido. Boa viagem!". Simples assim! Fiquei uns segundos olhando pra ela até entender que já tinha acabado, agradeci e fui embora.

Simples assim. Toda a documentação que eu levei: comprovante do concurso público, contra-cheques, comprovantes de residência, vacinas... Não me pediram nada. Mas foi bom levar, se ela pedisse eu teria em mãos. [Acho que já ter viajado pra fora do pais antes - e ter voltado no prazo - ajudou. Aliás, ela perguntou isso também, se eu já tinha viajado pra fora do Brasil, apesar de saber a resposta porque ela estava com meu passaporte em mãos.]

Pronto. Passagem, hospedagem, visto. Só falta dinheiro e um lugar pra ficar na virada do ano. Mas isso é assunto pro próximo post. ;)

Kisses and see ya! =D
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário