segunda-feira, outubro 04, 2010

E 15 dias já se passaram...

[Esse texto foi escrito e deveria ter sido postado no sábado, 02 de outubro, mas a internet no meu quarto se revoltou e não quis funcionar de jeito nenhum!]

Pois é, pessoal, já estou aqui há duas semanas (ou fortnight. Palavrinha nova que aprendi! rs). Eu achei que fosse conseguir escrever no blog toda semana, mas é tanta coisa nova, tanta coisa pra ver, aprender, estudar... tanto dever de casa pra fazer! Mas enfim... vou tentar contar as novidades.

Demorou um pouco até eu consegui me acertar com o fuso horário novo. Afinal, 13 horas de diferença é muita coisa. Algumas noites mal dormidas, dias acordando cedíssimo e tudo se encaixou. Depois da prova do primeiro dia de nivelamento e do simulado do exame do Ielts que eu vou fazer, o resto da primeira semana foi simples.
Confesso que no começo eu senti uma certa dificuldade de acompanhar os professores e os coleguinhas de turma. (A matéria, pra mim, tá tranquilo). O problema é que a turma que eu entrei já quase fazendo a prova, então eles já estão na reta final, sabendo tudo... Pensei até em pedir pra voltar um nível.

Mas ai o fim de semana chegou e com ele a feijoada da Hello Austrália. Farofa, pagode, cerveja, brasileiros. Finalmente me senti em casa! Rsrs... Voltei revigorada pras aulas. Na segunda-feira conversei com o professor e expliquei o que eu tava pensando/sentindo. Ele foi super atencioso, disse que era assim mesmo, que os primeiros dias são difíceis, que era questão de adaptação. Os professores e funcionários da Shafston são muito atenciosos. Resolvi ficar na minha turma mesmo (até porque assisti a aula do nível anterior e eles são muito ruinzinhos, dois ou três que salvam). Ontem recebi a avaliação semanal e adorei! Sou uma aluna responsável, interessada, pontual e participativa (e metida também, rs). Também recebi o resultado do simulado que fiz no segundo dia de aula: 6,5 na escrita; 27/40 na escuta e 20/40 na interpretação de texto. Não é o ideal, mas eu ainda tenho 14 semanas de aulas pra melhorar.

Agora vamos as minhas primeiras impressões sobre Brisbane e sobre viver aqui. Todo mundo me pergunta como são as coisas aqui, se são diferentes do Brasil e tal... Vou tentar explicar por tópicos, ok?

à A cidade: Brisbane é um lugar lindo! Arquitetura moderna, céu azul (quando o tempo tá bom), sem poluição, quase nenhum trânsito, limpa. Tudo funciona perfeitamente bem. Transportes públicos com horários britânicos e indicações claras e precisas. Aqui onde eu estou é considerado zona 2. Tem um supermercado perto, alguns parques que sempre rolam barbecue nos domingos e a escola fica na beira do rio. Minha vista é espetacular! Na city (zona 1) tem tudo que você imaginar. Mas as coisas aqui fecham cedo. Cedo mesmo; na quarta passada fui tentar comprar o celular e cheguei à loja às 17h35. Estava fechada. Na city, as sextas-feiras as lojas fecham um pouco mais tarde, mas nada abre nem sábado nem domingo. Trabalho escravo só no Brasil.

à Comida: todo mundo sabe que eu não sei cozinhar. Já tentei aprender, mas não dá! Não levo jeito... Nesse caso o jeito é comprar pronto, né! Ou comer fora... O que não falta aqui é restaurante, lanchonete, cafés... Se você quiser (e tiver dinheiro pra isso) você pode comer fora no café da manhã, almoço e jantar. Eu tenho comido cereal de manhã, almoço no restaurante da escola e, como eu não tenho o costume de jantar, eu faço um lanche, um sanduíche ou uma barra de cereal. Aliás, eles adoram cereal! No mercado você encontra umas caixas gigantes!!! Comida aqui é pra família. Quanto maior a quantidade por pacote, menor/melhor é o preço.

à Pessoas: os Australianos são super simpáticos! Até aqueles que não parecem... Estão sempre falando “oi” “como vai” “até logo” e “No worries” (não se preocupe, sem problemas, tranquilo). Acho que eles nascem falando no worries. E quer saber? Eles não precisam se preocupar mesmo. E nem a gente. Se tiver dúvidas, de qualquer coisa, da direção pra algum lugar até a pronuncia certa de uma palavra, pergunte. Eles vão te responder com um sorriso no rosto.

à Aulas: as aulas de inglês geral são das 9 às 15h15, com um intervalo às 11h e uma hora de almoço. Terça, quarta e quinta você tem aula de foco, que é a habilidade que você tem mais dificuldade e/ou quer aprimorar mais. Depois das aulas sempre tem um clube de alguma coisa. Os clubes de pronúncia e de culinária estão sempre cheios. As minhas aulas são das 9h30 às 15h45. Pra todas as turmas da manhã, são sempre 25 horas de aulas semanais. É puxado, mas dá pra aguentar.  

à Acomodação: o alojamento da Shafston é bom. Cômodo, na verdade. As instalações são boas e o quarto é bem equipado. Fechei um mês aqui. Ainda estou na dúvida se renovo por mais um mês ou se acho algum outro lugar pra ficar. O problema é que ainda não sei se alugo aqui ou na city. Se eu arrumar enprego na city e alugar lá, vou ter que pagar passagem pra vir pra escola. Mas se alugar aqui e arrumar emprego lá, bom, ai eu vou ter que pagar passagem pra ir trabalhar. Ainda to na dúvida...

à Amigos: faça amizades! De todas as nacionalidades. Brasileiros também, porque não. Na hora do perrengue quem te ajuda são os amigos e se eles falarem a mesma língua que você, melhor. Só tente se comunicar o máximo de tempo com eles em inglês. Uma boa dica é ter no grupinho mais chegado um/dois brasileiro(s) e alguém de outra(s) nacionalidade(s), assim você é obrigado a falar inglês pra que todo mundo entenda. Minhas colegas de quarto falam Chinês, mas elas estão o tempo todo puxando conversa comigo e tentando falar em inglês entre elas.

à Curiosidade: na city tem mercado que tem uns caixas legais: você mesmo passa suas compras na máquina, ensaca, paga e vai embora. Interessante né? Será que ia dar certo no Brasil?! Outra curiosidade (pelo menos pra mim) é o fato deu ter encontrado aqui tantas marcar conhecidas no Brasil. Algumas com o mesmo nome e até a mesma propaganda e outras com o nome adaptado. Comprei um shampoo da Palmolive no mercado e fiz pau na coxa com leite moça da nestlé! Ah, e comprei um celular da Nokia, imitação do BlackBerry, baratinho! =)

Por enquanto é isso gente. Vou tentar escrever mais regularmente pros posts não ficarem gigantescos como esse! rs...
Kisses and see ya!
(P.s.: Não consegui postar fotos da viagem aqui, mas você pode vê-las no meu álbum do orkut. http://www.orkut.com/Main#Album?uid=16297459280880097668&aid=1285348289)

2 comentários:

  1. pau na coxa australiano? q delicia!!!
    boa sorte na viagem!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. QUero os contrabandos q vao rolar no final!! rs
    tem maquiagem da MAC barato?
    se tiver me fala amiga rs
    E victoria's secret tb

    ResponderExcluir